Pouco a pouco a população gonçalvense desperta para o seu papel dentro do Novo Mundo. Agora uma árvore foi especialmente elaborada para dar ênfase ao movimento de unificação.
A princípio, gonçalvenses que ainda não conheciam essas minhas missões planetárias, levaram um choque. Mas esse choque cultural é muito importante. Gonçalves acaba de se olhar no espelho, e ver muito além de carnavais bombásticos. A partir de agora as coisas começam a mudar. Para que a população fique antenada e entenda os meus objetivos, eu elaborei a Árvore Pan-Americana. O objetivo dessa árvore é mostrar o papel da cidade numa nova maneira de pensar que acaba de nascer neste continente. A cidade continua sendo a semente, o gatilho do Eurekismo, e este, por sua vez, consiste na parte interna, ou "esqueleto" do Panamericanismo, que é nosso objetivo final, de união de todos os povos da America. Agora compreender o Eurekismo e sua função dentro do Panamericanismo ficou bem mais simples. A Árvore Pan-Americana nos mostra que em todo evento Tabla Latina, ou Anglo Table (para países da America Anglo-Saxônica) iremos trabalhar nossas raízes, que são nossos Valores Regionais (e consistem em valores municipais e valores de cada unidade federada ou província). Nosso tronco, que são nossos Valores Nacionais. E por fim, nossas folhas e frutos, que são os valores de todos os povos da America. O povo americano construirá esta árvore, ao longo do tempo, somando valores e princípios de cada região da America, e trazendo benefícios para todos que aqui vivem. Uma troca saudável de princípios entre as Americas "Latina" e "Anglo-Saxônica", é muito importante, para que possamos entender, qual o nosso papel no mundo. Nós fazemos a America!
